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Certamente, nos últimos tempos, você deve ter ouvido falar em marketing de conteúdo ou simplesmente “conteúdo de valor”. Nunca este assunto esteve tanto em evidência.
Trata-se de uma estratégia de marketing de criação e distribuição de conteúdo para engajar um público-alvo específico. E, para isso, é fundamental priorizar a qualidade da informação para a sua persona.
Então, a partir de agora, esqueça aquela antiga ideia de criar só por criar. Neste artigo, você vai entender como criar conteúdo que gera resultado.
Vamos lá?
O que é marketing de conteúdo?
Antes de descobrir como criar conteúdo que gera valor, é preciso que você tenha bem definido o que é marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo, ou simplesmente “conteúdo de valor”, é uma estratégia para transmitir informação com qualidade ao consumidor do seu serviço/produto.
Veja que o foco do marketing de conteúdo não é a promoção da marca em si, mas, sim, as soluções para um problema enfrentado pelo consumidor daquele serviço.
E quando falamos em conteúdo, referimo-nos a:
- textos;
- vídeos;
- artigos de blog;
- e-books;
- entre outros meios digitais.
Isto é, trata-se de um conjunto de informações para resolver as dores/necessidades do cliente e, assim, gerar mais negócios. Na prática, é um conteúdo que, de fato, dê resultados.
Mas como criá-lo? Venha conosco que explicaremos direitinho no próximo tópico!
Como criar conteúdo que gera resultados
Para gerar conteúdo de valor, que atraia, engaje e converta seu público, é preciso se atentar a algumas estratégias. Conheça-as a seguir!
1. Entender o seu produto/serviço
Primeiramente, antes de criar o conteúdo, é preciso entender o cenário no qual a sua empresa atua, manter-se sempre atualizado com as tendências do mercado em seu segmento e identificar como os seus serviços podem atender às necessidades dos clientes.
Pode parecer óbvio, mas é uma tarefa bem delicada. Por isso, listamos algumas questões que podem ajudar a definir os seus objetivos:
- Quais os principais produtos/serviços oferecidos?
- Qual a motivação por trás de cada compra/serviço?
- Qual dor do cliente seu produto/serviço pode resolver?
- Qual o seu diferencial em relação aos concorrentes?
As respostas para essas perguntas vão ajudar você a entender e moldar os seus produtos/serviços e os “porquês” da criação do conteúdo de valor.
Tendo claramente definidos seus objetivos e serviços, vem a próxima etapa.
2. Conhecer o seu público (persona)
A próxima etapa é conhecer o seu público-alvo, isto é, quais são os interesses do seu público, as necessidades e preferências dele, e como os seus produtos poderão se alinhar às dores dessa persona.
Para transmitir a sua mensagem, é importante saber com quem você vai se comunicar, afinal, estes destinatários são os potenciais clientes da sua empresa.
Uma dica de especialista: procure saber quais são as dúvidas mais comuns da sua persona, assim, ficará mais fácil criar um conteúdo com essas perguntas que não são respondidas e fornecer informações de qualidade, como veremos logo mais.
3. Criar o seu conteúdo de valor
Agora que você já tem definidos os seus objetivos, o produto/serviço que você quer oferecer e o seu público, chegou o momento de pensar no conteúdo.
Vamos à parte mais importante: esqueça aquela ideia de criar um conteúdo apenas por criar.
Conteúdo de valor é o conteúdo planejado que aborda os desafios e as necessidades do público-alvo.
4. Distribuição do conteúdo de valor
O compartilhamento do conteúdo é tão importante quanto a sua criação. Sabia disso?
É necessário você postar esses conteúdos nos canais utilizados pela sua persona, quais sejam:
- blog;
- plataformas;
- redes sociais;
- e-mail marketing etc.
Lembra que falamos sobre a importância da distribuição dos conteúdos? Pois, bem! O ideal é planejar a distribuição dos conteúdos de forma estratégica, isto é, com uma frequência de dias e horários para alcançar audiência, fazendo com que esse conteúdo de valor seja entregue a mais pessoas.
5. Busque ajuda de uma agência de marketing digital
Nem sempre você tem tempo de produzir conteúdos ou manter a frequência da distribuição desses conteúdos. E como vimos acima, a distribuição inteligente é a peça-chave para o engajamento e a geração de leads qualificados.
Para tanto, ter o apoio de profissionais especializados pode fazer toda a diferença no seu negócio. Então, não deixe de contar com um time de profissionais expert no assunto, como a Inside Digital.
Somos uma empresa pronta para ajudar a diferenciar sua marca dos concorrentes, criando conteúdos impactantes e utilizando ações estratégicas.
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